Sua casa, suas regras, seus horários! Guia pra quem pretende morar sozinho!

Começo o post com a primeira música que veio na cabeça ao fazer o post!

Crescer, completar os tão sonhados dezoito anos, viajar pelo mundo, se encher de piercings e tatuagens (mamãe não aprova) e morar sozinha! Quem nunca teve um desses sonhos? ou todos?

Sair ou continuar na casa dos pais, não importa! Desde que seja sozinha! Depois de ter passado um mês inteiro como dona de casa hoje estou trazendo algumas dicas pra você sobreviver, pelo menos no primeiro mês sozinho! Vamos começar?!

→ O que eu tenho?

Faça uma relação de tudo que você tem, tudo mesmo, cada prato, talher e panela vai fazer diferença!

→ Administre seu dinheiro!

O mais importante é manter as contas em ordem! Você não vai querer ficar sem Energia, Internet, Água ou Telefone porque esqueceu de pagar as contas.. Defina um lugar para guardar suas contas e só gaste o que você for receber, Independente se você trabalha ou recebe mesada, lembre-se de dividir seu dinheiro entre compras de supermercado, contas (água, telefone, energia, aluguel), um pouco para os móveis e eletrodomésticos que você pretende comprar e uma poupança pra uma emergência! Eu costumo marcar na minha agenda tudo que devo, e em uma planilha anual, desse jeito consigo manter tudo organizado!

→ Listas e mais listas!

Mantenha um caderno e uma caneta ao alcance na cozinha, e vá olhando tudo que está acabando ou já acabou, se você deixar pra depois corre o risco de esquecer e ficar sem! Compre só o necessário pra sua sobrevivência! Mas tenha sempre um pacote de macarrão e um molho no caso de visitas! 😛 sempre funciona! Se você não souber o que comprar, peça ajuda a uma amiga que entende disso, ou até pra sua mãe! Minhas amigas me ajudaram bastante!

Também ajuda fazer uma lista do que você p r e c i s a, Separe por prioridades, no caso: Se você precisa de um micro-ondas ou uma tv compre o micro-ondas pois ele quebra mais galho que a tv, e te garanto que não vai sobrar nem tempo pra você usufruir da sua tão sonhada LED 40″(Tô enrolando pra comprar a minha por falta de tempo pra assistir!).

Se você não tiver ideia do que você precisa pra sobreviver em casa, chame uma amiga e peça pra ela marcar tudo que uma pessoa necessita em casa!

→ Conheça seu espaço: Conheça e administre seu espaço, antes de mudar, planeje onde vão ficar os móveis (se você tiver) e os futuros móveis (que você vai precisar comprar).

→ Compre só o necessário! Compre aos poucos! logo você vai descobrir como as coisas pra casa são caras!

→ Mantendo a casa limpa e organizada:

1º – Divida as tarefas, isso vale se você mora sozinho ou até com algum amigo(a), namorado, etc.

2º – Planeje a faxina semanal, lave os banheiros, e passe um pano na casa e nos móveis pra mantê-los limpos! Se você tiver uma faxineira, pule essa etapa!

Alguns amigos folgados podem querer aproveitar da situação pra fazer festas na sua casa! Se você não concordar simplesmente diga que não! Melhor é se você tiver amigos iguais aos meus, que ainda ajudam a limpar a bagunça!

3º – Não acumule a louça! Você vai ver que acumular só piora, até porque a louça não vai se lavar sozinha! Procure ir lavando o que for sujando! É rápido, e não vai deixar sua cozinha fedendo!

4º – Guarde as coisas em seus devidos lugares. Com o tempo, você vai aprender que dá menos trabalho guardar a roupa na gaveta do que ir juntando no canto do quarto pra guardar de uma só vez! Até porque a preguiça bate e a bagunça só aumenta! Procure guardar tudo que for usando em seus lugares! Assim a casa sempre estará arrumada e apresentável no caso de uma visitinha surpresa dos seus pais!

5º – Não acumule roupa suja! Se você não tem máquina como eu, não faça a burrada de acumular roupa suja! Acaba dando mais preguiça e o trabalho triplica!

→ Aprenda a cozinhar o básico!

Vai na minha, saber fazer um arroz e temperar e fritar um bife pode salvar sua vida quando a fome bate e você não tem onde ir comer! Não precisa virar um Chef de cozinha, mas pelo menos procure aprender a cozinhar o básico! (Eu só sei fazer macarrão!).

O tempo é o maior professor! Com passar dos dias, você vai vendo que nem dá tanto medo ir buscar água na cozinha (mas mesmo assim saí acendendo todas as lâmpadas pelo caminho!) As vezes é até bom passar um tempo sozinho! Esfriar a cabeça, ouvir música alta. E a gratificação por ter aprendido algo novo sozinho ou com ajuda de alguém no fim vale a pena!

Na ultima semana sozinha, um engraçadinho resolveu me dar um sustinho aproveitando a falta de luz (Quando chove as vezes falta luz no meu bairro, infraestrutura ótima), foi me assustar com uma lanterna! não hesitei e chamei a polícia! se acontecer isso com você faça o mesmo!

Artigos/Sites que me ajudaram a rir ou aprender alguma coisa:

► 100 Coisas que você descobre quando passa a morar sozinho do Acidez Mental.

O que ninguém conta sobre morar sozinho! Do Papo de Homem.

Das coisas que ninguém me contou do Chata de Galocha.

E você? já morou/mora sozinho(a)? Me conta como é!

Bjks ♡

2 thoughts on “Sua casa, suas regras, seus horários! Guia pra quem pretende morar sozinho!

  1. Mais um tópico:
    peça um Kit Chá de Cozinha de amigo secreto que sua amiga vai correr atrás de 1001 coisas que você precisa! hauauahuauahuh

    que gracinha de post *-*
    Vou começar a minha tag de culinária “Se eu consigo, você consegue” no blog que eu tinha te falado rsrs
    tomara que eu não coloque fogo na casa kkk

Comenta aqui!

